top of page

UTE Pecém já dispõe de 523 mil t de carvão

Com 523 mil toneladas de carvão estocadas até o momento, a usina termelétrica Energia Pecém - parceria entre a EDP e a MPX, do empresário Eike Batista - continua em fase de conclusão. A previsão para o início da operação comercial, de acordo com informação da assessoria de comunicação do empreendimento, é para este semestre.

A operação da Energia Pecém já sofreu dois adiamentos. Em abril último, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o adiamento do cronograma de implantação da usina. O novo prazo passou para 23 de julho, que também não foi cumprido. A empresa afirmou que o carvão mineral, insumo utilizado pela Energia Pecém, "recebe cuidados especiais para controlar os aspectos ambientais".

Cuidados

"O carvão chega ao pátio de armazenamento interno, por meio de uma esteira tubular fechada que vem do Porto do Pecém, cerca de 12,7 km de distância. Para evitar a contaminação do solo e do lençol freático, toda a área do pátio, onde o carvão é armazenado, está impermeabilizada com uma membrana plástica. Além disso, o piso é preparado para captar a água das chuvas e encaminhá-las para tratamento, evitando assim a contaminação do solo e de corpos hídricos", explica, em nota.

Segundo a Energia Pecém, após empilhado no pátio de armazenamento, o carvão é umedecido com uma substância chamada polímero para evitar a dispersão do pó de carvão na atmosfera. "Adicionalmente, para minimizar a ação dos ventos, um cinturão de vegetação densa e alta circundará todo o pátio interno de armazenamento de carvão", acrescenta a empresa.

Abastecimento

A termelétrica tem capacidade instalada de 720 MW (megawatts), divididos em dois módulos de 360 MW.

Uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), produzirá energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de pessoas.

Além da Energia Pecém, a MPX investe - nesta de forma integral - em outra termelétrica no Pecém, que está sendo construída ao lado da primeira. A Pecém II tem capacidade para 360 MW.

Durante este ano, paralisações de trabalhadores chegaram a atrapalhar o desenvolvimento do projeto energético.

Potencial

720 megawatts é a capacidade da Energia Pecém, dividida em dois módulos de 360 MW. Investimento é parceria entre EDP e MPX, de Eike Batista.

Fonte: Diário do Nordeste

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

Comments


bottom of page