top of page

Porto de Fortaleza lança nova rota marítima Brasil - África

A Companhia Docas do Ceará (CDC) participou na última sexta-feira (10/08) do evento “Canal Aberto: Cabo Verde como Hub para a África”, na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Durante o evento foi lançada uma nova rota marítima ligando o Brasil à África, a partir da ligação entre os Portos de Fortaleza e Cabo Verde. O evento contou com a presença de armadores (donos de navios) internacionais e de empresários brasileiros interessados em concretizar negócios com o continente africano.

A nova rota vem sendo discutida há cerca de três anos, estreitando-se em 2011, quando empresários cearenses demonstraram interesse em exportar para o continente africano por via marítima, durante o ENLP Encontro de Negócios na Língua Portuguesa. Após negociações Coordenadas por Roberto Marinho, Secretário Executivo da Comissão de Comércio Exterior do Ceará e intermediadas por diversos órgãos ligados ao comércio exterior, a CDC e a ENAPOR S.A, empresas que administram, respectivamente, os Portos de Fortaleza e da República de Cabo Verde, assinaram acordo de cooperação que incluía, entre diversos tópicos, a realização de um estudo de logística para a viabilização da rota.

Os estudos logísticos culminaram em uma missão de negócios a Cabo Verde, realizada em maio de 2012, durante a qual Roberto Marinho apresentou aos armadores internacionais a infraestrutura do Porto de Fortaleza e o potencial das indústrias do Estado do Ceará, bem como as articulações já desenvolvidas para viabilizar as cargas para a nova rota.

De acordo com Roberto Marinho, a nova rota reduzirá em mais da metade o transit time (tempo de trânsito), entre os dois países, incrementando o comércio exterior brasileiro. “Vamos mostrar aos empresários cearenses, durante o evento, que o caminho é real e já está consolidado”, destaca Marinho. Segundo ele, a expectativa é que em outubro de 2012 a nova rota já entre em operação.

Fonte: Net Marinha

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

Comentários


bottom of page