Estrela da economia brasileira, a Região Nordeste vem crescendo mais que o Brasil e atraindo bilhões de reais em investimentos de várias partes do mundo. Além disso, tem um mercado consumidor significativo formado pela classe média que mais que cresceu, no período de 2004 a 2011.
O Guia de Investimentos Nordeste, uma produção do Grupo de Comunicação O POVO que será lançado quinta-feira, 3 de julho, traça um retrato das riquezas do Nordeste.
Nas versões Português/Inglês e Português/Espanhol, a terceira edição do guia aborda a atuação econômica, a condição jurídica no Brasil, além dos incentivos fiscais na região, a aquisição de imóveis, a contratação de mão de obra e a legislação ambiental. A parte jurídica foi elaborada pelo escritório Albuquerque Pinto Advogados.
Segundo o diretor de Projetos Especiais do Grupo de Comunicação O POVO, Cliff Villar, o guia é uma bússola econômica do Nordeste para quem quer investir na região. “Tem análises setoriais por segmento econômico e perfil de todos os estados nordestinos”, ressalta. ele destaca ainda que o compêndio de informações socioeconômicas é escrito por jornalistas e tem tudo que o investidor precisa saber para atuar na região. Cliff revela que a publicação terá lançamento em eventos empresariais no Brasil e no Exterior e ainda este ano deverá ser lançado em Londres, Lisboa e Madri.
O Guia de Investimentos do Nordeste mostra as potencialidades econômicas dos nove estados que compõem a região. Destaque para as entrevistas com governadores, a lista de contatos e um guia jurídico orientando os investidores sobre os principais aspectos relacionados à atração de novos negócios.
De acordo com a publicação, nos últimos cinco anos, o Nordeste passou a atrair grandes investimentos; refinarias, fábricas de carros, motos e bicicletas, estaleiros e siderúrgicas. A expectativa é que a região receba mais de R$ 100 bilhões em investimentos em infraestrutura. Também se espera grande impacto das obras de integração do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina, que contribuirão para diminuir as diferenças socioeconômicas entre o Nordeste e as regiões mais desenvolvidas do País.
O guia não será vendido e sim direcionado a parceiros e instituições. Editado pela editado pela jornalista Neila Fontenele, a publicação, ricamente ilustrada, tem 328 páginas e o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste (BNB), Governo Federal e Sistema de Transmissão Nordeste.
O apoio institucional é da Câmara Brasil Portugal, Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN) da Fiec, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE). (Artumira Dutra)
SERVIÇO
Lançamento do Guia de Investimento do Nordeste 2014
Data: 3 de julho, quinta-feira Horário: 9 horas (café da manhã)
Local: Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)
Fonte: Centro Internacional de Negócios
Comments