top of page

Importação de asfalto é destaque no porto do Mucuripe

Entre janeiro e maio deste ano, o Ceará registrou a importação de quase 12,7 mil toneladas (12.653,68 t) de asfalto via o Porto de Fortaleza. O volume chama a atenção dado que em igual período do ano passado, o produto não contabilizava movimentação pelo terminal portuário do Mucuripe, segundo dados da Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o local.

A quantidade de asfalto movimentada nos cinco primeiros meses de 2012 corresponde a pouco mais de 1% do total registrado para granéis líquidos, principal destaque de toda a movimentação de mercadorias do Porto de Fortaleza no período, que avançou 15,7% em relação ao ano anterior, anotando 950.838,24 toneladas, o que garantiu sozinho o crescimento da movimentação de mercadorias do terminal. Pelo ranking, em segundo lugar ficou com granéis sólidos, movimentando 488.826,63 toneladas, aumento de 28%; e, por fim, carga geral, com 296.960,90 toneladas, acréscimo de 17%.

Movimentação geral

No conjunto de mercadorias movimentadas, o Porto de Fortaleza teve acréscimo de 3,75% entre janeiro e maio deste ano, ante igual intervalo de tempo do ano passado. Ao todo, no acumulado do ano, foram movimentadas 1.736.625,77 toneladas.

Para a direção da CDC, o aumento do consumo de combustível provocado pela venda de automóveis e o crescimento da construção civil no Estado, provocado pelo aquecimento do mercado imobiliário e pelas obras da Copa do Mundo de 2014, foi o que refletiu no resultado do período.

"Desde 2010 estamos no patamar de 4,2 milhões de toneladas/ano de mercadorias movimentadas. A expectativa é que possamos crescer cerca de 5% em relação ao ano anterior, mantendo o índice positivo", destaca Paulo André Holanda, Presidente da CDC. Ele aponta que as melhorias de infraestrutura no Porto favorecerão o crescimento nos próximos anos.

Conforme disse, o grande desafio de 2012 é conciliar o aumento da movimentação de cargas com o gerenciamento das obras. Atualmente, a CDC está construindo o Terminal Marítimo de Passageiros, ampliando o parque de tomadas frigoríficas, instalando a nova iluminação industrial e trocando toda a pavimentação.

"Desde 2007, com a criação da Secretaria de Portos, já são mais de R$ 330 milhões em investimentos a melhoria da infraestrutura", destaca Paulo André Holanda.

Volume

12,7 mil toneladas de asfalto foram importadas via o Porto de Fortaleza nos cinco primeiros meses de 2012, segundo dados da Companhia Docas do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

Comments


bottom of page