top of page

ENCONTRO DOS BRICS EM FORTALEZA FICA PARA JULHO

Prevista para acontecer entre o fim de março e o início de abril deste ano, em Fortaleza, a 6ª Cúpula do Brics , grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, - deverá ser adiada para julho próximo. Entretanto, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores, a data ainda não foi especificada, sendo motivo de negociação entre os canais diplomáticos desses países, a fim de formalizar um dia em que todos os presidentes possam estar presentes. "Mas julho é uma possibilidade", afirmou o Ministério, por meio de sua assessoria de imprensa.

A mudança, segundo chegou a informar o jornal Folha de São Paulo, deveu-se a uma solicitação do governo chinês, alegando problemas de agenda: abril seria inviável para o presidente Xi Jinping, pois nesse mês ele participará do Fórum de Boao, conhecido como o "Davos asiático", em referência à tradicional conferência da cidade suíça. Ainda de acordo com o jornal, o encontro de líderes do grupo será aberto em 15 de julho, dois dias após a final da Copa. O que não foi confirmado pelo Itamaraty.

Segunda vez

Esta é a segunda vez que o País sedia o encontro. A primeira foi em Brasília, em abril de 2010. Naquela ocasião, a China também havia pedido para mudar a data da reunião dos Brics. Fazia poucas horas que o então líder chinês, Hu Jintao, havia chegado à Brasília, quando foi informado de que um terremoto atingira a província chinesa de Qinghai, antecipando sua volta a Pequim.

Fonte: Diário do Nordeste

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

Comments


bottom of page