top of page

China vai crescer 7,5%

O governo da China está seguro de que vai alcançar a meta de crescimento econômico de 7,5% em 2012, afirmou ontem o ministro do Comércio, Chen Deming. “Nos primeiros três trimestres, a economia cresceu 7,7% ante o ano anterior. Portanto, com certeza, nós podemos atingir a meta, ou mesmo superá-la”, afirmou Chen.

Mesmo atingindo o objetivo, a China terá neste ano o ritmo de expansão mais fraco desde 1999, depois de apresentar desaceleração por sete trimestres consecutivos. Apesar disso, a taxa de crescimento do país do ultrapassa de longe todas as principais economias do mundo. De acordo com analistas, a segunda economia do planeta deve crescer 7,7% em 2012.

Pequim tem feito um programa de ajuste das políticas econômicas — cortando taxas de juros, liberando mais dinheiro para empréstimos e aprovando uma série de projetos de infraestrutura— num esforço para estimular o nível de atividade. Bastante exposta ao comércio global, a economia chinesa foi prejudicada pela lenta recuperação nos Estados Unidos e pela crise persistente na União Europeia — os dois maiores mercados dos produtos fabricados no país.

As exportações de US$ 1,9 trilhão foram equivalentes a aproximadamente 31% do PIB em 2011, de acordo o Banco Mundial. Estima-se que cerca de 200 milhões de empregos chineses sejam sustentados pelo setor externo.

Fonte: Correio Braziliense

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

Comments


bottom of page