top of page

Aumenta participação brasileira nas exportações mundiais

O Brasil aumentou sua participação nas exportações mundiais de 1,36%, em 2010, para 1,44%, em 2011, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com base em dados publicados na quinta-feira (12) pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em 2011, o Brasil exportou o equivalente a US$ 256 bilhões, valor 27% maior do que o do ano anterior. Os alimentos, que estão entre os principais produtos exportados pelo País, tiveram participação importante na alta das vendas externas no ano passado. O café em grãos, por exemplo, registrou aumento de 54,3%, enquanto as exportações de soja cresceram 47,8%.

Mesmo com o aumento da sua fatia nas exportações mundiais, o Brasil se manteve na 22ª posição no ranking dos países exportadores da OMC. Há, porém, no entender do MDIC, uma tendência de alta da representatividade do País observada desde 2003.

Nas importações, o Brasil também aumentou sua participação, de 1,25%, em 2010, para 1,29%, em 2011, mas caiu uma posição no ranking mundial, ocupando agora a 21ª colocação.

No mundo, o comércio de bens no ano passado cresceu 5% em volume e a previsão da OMC para 2012 é de que o crescimento seja de 3,7%, ficando abaixo da média de 5,4% observada nos últimos 20 anos.

A recessão na Zona do Euro é apontada como um dos riscos para a economia do planeta. Entre os cenários positivos previstos pelo o relatório da OMC está a recuperação das economias norte-americana e japonesa.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GOVERNO REDUZ IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE VÁRIOS PRODUTOS

Produtos como arroz, feijão, carne e massas fazem parte da lista. O governo federal decidiu pela redução de 10% nas alíquotas do imposto de importação sobre vários produtos. O objetivo é, segundo o Mi

留言


bottom of page