Transporte marítimo: Maersk Line compra Hamburg Süd e cria gigante no setor

Maior transportadora marítima do mundo, a dinamarquesa Maersk Line chegou a um acordo com o grupo Oetker para a companhia comprar a Hamburg Süd, armador alemão líder nos tráfegos com Brasil. O anúncio do negócio foi realizado nesta quinta-feira, 1º. A transação está sujeita à aprovação de órgãos reguladores. Operação cria gigante no setor.

A Maersk Line é o maior armador de contêineres do mundo, com 15,7% de participação do mercado global em capacidade. Já a companhia alemã comprada ocupa o sétimo lugar no ranking, com 2,9%. Com o negócio, a empresa da Dinamarca subirá sua participação para quase 19%, ficando mais distante da segunda colocada, a MSC, que possui 13,6%.

A área de atuação mais forte da empresa dinamarquesa fica nos tráfegos no Leste-Oeste, enquanto a Hamburg Süd lidera na região Norte-Sul. Atualmente, a alemã possui 130 navios porta-contêineres com capacidade combinada de 625 mil Teus (contêiner padrão de 20 pés). Além disso, conta com 5.960 funcionários em mais de 250 escritórios ao redor do mundo.

A companhia alemã chegou a faturar US$ 6,261 bilhões com a atividade de transportadora marítima. A Hamburg também realiza serviços pelas marcas CCNI, sede no Chile; e Aliança, no Brasil.

“A compra da Hamburg Süd está em linha com nossa estratégia e irá elevar os volumes tanto da Maersk Line como dos terminais APM”, afirmou o executivo-chefe do Maersk Group, Søren Skou.

Fonte: O Povo